O Instituto Geração do Bem (IGB) encaminhou um ofício nesta terça-feira, 16, para o secretário municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Enock Ribeiro, para que amplie o horário do serviço da Atenção Primária em saúde no qual o Sistema Único de Saúde é a principal porta de entrada a fim de desafogar o fluxo no Hospital Zé Franco.
O coordenador do IGB, Janderson Alves, argumenta que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam 40 horas semanais e com a medida proposta no ofício passariam para 60 a 75 horas semanais, sem intervalo de almoço, e opcionalmente aos sábados e domingos.
“Com isto, o município receberia mais recursos do Governo Federal, conforme informações do Ministério da Saúde para pagar as equipes e ainda ganharia a possibilidade de empregar mais profissionais da saúde”, explica Janderson.
O líder do instituto acha preocupante o fato de que as UBS ficam fechadas antes das 7h da manhã e depois das 17h. Logo, os usuários do SUS se precisarem de assistência nesses horários terão que se deslocarem para o Hospital Zé Franco, gerando uma superlotação e prejudicando um atendimento de qualidade.
“A ideia seria não ampliar em todas as unidades, mas pelo menos nos polos ou regiões até às 22 horas, com uma parceria da Guarda Municipal para dar segurança aos profissionais de saúde e usuários”, completa Janderson Alves.